top of page

Minuta de Reivindicações foi aprovada nas assembleias nesta quinta 13/06, em todo o país.

Baixe aqui a Minuta de Reivindicações


Minuta de reivindicações da categoria foi à votação em todo o país


Assembleias foram realizadas nesta quinta (13), quando bancárias e bancários das bases representadas pela Contraf-CUT deliberaram sobre a minuta de reivindicações para renovação da CCT e dos ACTs


Na base do Extremo sul da Bahia participaram 115 bancários, e obtivemos 98,26% de aprovação, com 1,74% de abstenção.


Após a aprovação da minuta nas bases se dará início às negociações da Campanha Nacional com a Federação Nacional do Bancos (Fenaban), para a renovação da CCT e dos ACTs por bancos.

Está previsto para dia 18/06 a entrega do documento aprovado à Fenaban - Federação nacional dos bancos.


Construção coletiva


Na abertura da plenária virtual antes da votação, o diretor coordenador geral do Sindicato dos bancários do Extremo sul da Bahia Moisés Vital destacou que as propostas da minuta foram o resultado de uma série de discussões feitas em conferências estaduais e regionais, em todo o país, e também com base na Consulta Nacional da categoria que, neste ano, contou com a participação de 46.824 respondentes, sendo que, desse total, 28% não associados aos sindicatos da categoria.


"A construção da minuta é uma construção coletiva, para garantir a ampla representatividade da categoria. Por isso, até chegar este momento, de votação da minuta, antes de ser entregue à Fenaban, as propostas são debatidas em várias instâncias, em todo o país, até chegar na Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, e nas conferências por bancos, onde definimos os documentos que voltam às bases para serem votados", explica a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que também é coordenadora do Comando Nacional dos Bancários.


“Mais uma vez, a unidade é fundamental, para mantermos as cláusulas conquistadas e avançar em novas cláusulas, lembrando que, ao longo dos anos, a nossa categoria já demonstrou capacidade de organização de luta e, acreditamos que, em 2024 não será diferente", completou Juvandia Moreira.


Durante a plenária virtual pelo sistema Zoom antes da abertura da votação, foi feito debate e avaliação do processo de construção.

O diretor Gildenê Prates, que foi delegado na Conferência nacional ratifica as palavras de Juvandia Moreira e ressaltou "a importância de os próprios bancários financiarem sua luta através das mensalidades e da taxa negocial, visto que as despesas de participação nas conferências, o encontro Regional, as despesas com mídia e a estrutura das negociações demandam recursos que são rateados pelo conjunto dos sindicatos", finalizou Gildenê.


A seguir, os eixos da pauta de Reivindicações:


•Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos

•Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas;

•Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro

•Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário

•Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda

•Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR

•Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva

•Ampliação da sindicalização

•Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores

Comments


wix-icones.png

@sindibancariosba

Ativo 1.png
whatsapp-logo-2022.png
bottom of page