Aconteceu no dia 06/07, no hotel PortoNápolis, em Eunápolis - Bahia, o Encontro Regional dos Bancários do Extremo Sul da Bahia. Repleto de Debates, posse da nova diretoria, shows musicais, comidas e muita alegria!!
O evento contou com a participação expressiva dos Bancários e Bancárias da nossa base, inscreveram 99 bancários, sendo 30 mulheres e 69 homens. Entre eles 38 bancários de bancos públicos e 61 bancários de bancos privados. Para o diretor e coordenador reeleito, Moisés Vital, "a presença significativa dos bancários no encontro demonstra o envolvimento da categoria nesta campanha nacional unificada dos Bancários".
A programação do Encontro incluiu as palestras com Rodrigo Brito, presidente da FETEC CUT CN e membro do Comando Nacional da Contraf/CUT, abordou a atual conjuntura política econômica e social disse que "Enfrentaremos na negociação da CCT 2024/2025, quadro onde os bancos aceleram o processo da renovação tecnológica e consequentemente demitem e fecham agências e ou transformam em Unidade de negócios, expulsando os clientes das agências e fora a exploração através das metas inatingíveis, prejudicando a população e os bancários. Os resultados disto tudo é dos piores, falta de segurança, aumento do medo e adoecimento, portanto, devemos estar unidos como das outras vezes, para enfrentar estes desafios.
O outro palestrante do dia, o psicólogo e assessor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, André Guerra, reafirmou que "os bancos não cumprem uma função social na sociedade brasileira. Cumprem uma função antissocial. Não existe possibilidade de sentido digno em um trabalho realizado a mando da espoliação da sociedade brasileira. Por isso, o adoecimento generalizado da categoria bancária não é um acidente, mas o efeito colateral de um projeto de organização do trabalho desumano. Somente transformando os aspectos estruturantes da organização do trabalho bancário será possível a efetivação de direitos e dignidade".
Encerrando os debates do dia discutiu um plano de luta para envolver os bancários na campanha nacional, dentre as propostas destaca se: através das redes sociais, material gráfico, entrevistas, manifestações nas agências e matérias em jornais enfatizar a população das práticas desastrosas dos banqueiros para com a comunidade, para isso, o assessor de comunicação da FETEC/CUT - CN Reginaldo de Oliveira. Propôs "a possibilidade de cada bancário inserir na campanha, divulgando, protestando e participando como transmissores das matérias e atos dia sindicatos nesse período tão importante."
Aproveitando o restante da noite, aconteceu no salão de festa do Hotel Porto Nápolis, a comemoração festiva da posse da nova diretoria do Sindicato, o coordenador reeleito, Moisés Vital, agradeceu a todos os bancários que "reconhecem o papel e a luta desta entidade que em sua maioria aprovou votando nesta direção, renovada e com a participação feminina, juventude e distribuída entre os bancos na base sindical ". Após a posse, os cantores Sr. Gilson e Jarley Rosa abrilhantaram envolvendo os bancários e convidados ao som dançante, enquanto servia um delicioso jantar e bebidas. Alegria não faltou em um dia que ficará marcado na história deste sindicato. Parabéns a todos os bancários, e viva a luta dos trabalhadores.
Comments