O Conselho de Presidentes dos sindicatos de bancários da Bahia e Sergipe se reuniu, por videoconferência, na última sexta-feira (12/6) para debater a campanha nacional 2020.
Ficou definido que a 22ª Conferência Interestadual dos Bancários será realizada no dia 4 de julho, pela internet. A Conferência debaterá as demandas da categoria neste momento. A pauta de reivindicação será construída a partir do resultado da consulta virtual, que os sindicatos realizarão entre os dias 17 e 25 de junho.
O Conselho aprovou também por unanimidade o apoio à Chapa 1 nas eleições da Previ, que acontece entre os dias 13 e 27 de julho.
Comando e MP 936.
Na reunião, os presidentes discutiram também a pauta em negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, que inclui a reivindicação da ultratividade da Convenção Coletiva de Trabalho e acordos aditivos; a volta da homologação das demissões nos sindicatos e o complemento do auxílio saúde pago pelo INSS aos trabalhadores afastados.
Outro ponto em debate foi a Medida Provisória 936, em tramitação no Senado, que aumenta a jornada de trabalho da categoria. Convidado no encontro, o presidente licenciado do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, fez uma exposição sobre as implicações da medida, caso seja aprovada.
Comandada pelo presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, a reunião contou a com a participação dos presidentes dos sindicatos de Camaçari, Feira, Jequié, Juazeiro, Bahia, Sergipe, Irecê, Jacobina, Ilhéus, Itabuna e Extremo Sul da Bahia, além de dirigentes da Federação e do Sindicato do Oeste. O SINDIBANCÁRIOS foi representado pelo Diretor Coordenador-Geral Carlos Eduardo de Oliveira Coimbra.
Comments