Postado em 26 de maio de 2021

Na SESAB, bancários reforçam pedido de vacinação

Em busca da vacinação dos trabalhadores dos bancos, dirigentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e dos sindicatos do estado se reuniram com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, e o secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães, na tarde da última terça-feira (25/5), em Salvador.

Durante o encontro, o presidente da Federação, Hermelino Neto, falou do grande número de casos de covid-19 no setor e abordou aspectos do problema no interior do estado. Algumas agências fecharam mais de uma vez, para cumprimento do protocolo Covid. Tem ainda, casos de pessoas que coabitavam com o bancário contaminado e faleceu devido à doença”, ressaltou.

O secretário de Saúde foi muito receptivo e se mostrou muito sensível à solicitação dos bancários e pediu que apresentasse os dados técnicos para que a SESAB possa avaliar e levar à Comissão Intergestores Bipartite ( CIB). Acrescentou também, que a tendência a partir de agora, é de que o Ministério da Saúde oriente a vacinação por faixa etária. A proporção atual e de 70% de vacina por idade e 30% por categoria. A partir da próxima semana será de 80% por idade e 20% por categoria.

Os dirigentes entregaram formalmente, os documentos com os resultados da pesquisa com a categoria e outros dados coletados pelos sindicatos. Agora vão aguardar uma resposta.

Essenciais

As agências bancárias foram mantidas em funcionamento mesmo nos piores momentos da pandemia . Se o serviço é considerado essencial, o mesmo tratamento deve ser dado aos trabalhadores do setor. Por isso, as entidades sindicais têm reivindicado a inclusão de bancários, vigilantes e prestadores de serviço no Plano Nacional de Imunização (PNI).

O Comando Nacional dos Bancários solicitou a vacinação ao Ministério da Saúde. Sindicatos e Federações têm feito pedidos semelhantes nos planos estadual e municipal. Nesta segunda-feira (24/05), o Comando reforçou também o pedido de empenho da Federação Nacional dos Bancos para inclusão dos funcionários no PNI.