Postado em 17 de junho de 2020

Sindicato denuncia BNB de Eunápolis à Vigilância Sanitária a fim de garantir a segurança dos Bancários


Nesta semana (15/06), o Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia – SINDIBANCÁRIOS, realizou ações com o intuito de resolver as questões relacionadas aos trabalhadores infectados pelo Covid-19 na agência do programa Crediamigo, vinculado ao Banco BNB da cidade de Eunápolis.

No dia seguinte (16/06), novamente a denúncia ocorreu após três bancários do Banco BNB apresentarem suspeita de infecção pelo novo coronavírus –, um desses realizou exames e testou positivo, já os demais foram afastados e farão exames nos próximos dias.

A entidade sindical tem mantido um permanente diálogo com os outros bancários que seguem apreensivos com a atual situação. Em contato com a Superintendência Estadual do BNB, foi informado pelo Gerente-Geral de que no último sábado (13/06), foi realizada uma desinfecção do prédio que funciona as agências. Entretanto, o sindicato sinalizou que é essencial que faça novamente a higienização caso seja confirmado com os testes realizados no decorrer desta semana novos casos de contaminação pelo Covid-19.

No mesmo dia (16/06), o SINDIBÁNCARIOS convocou a vigilância sanitária para tomar as devidas medidas em relação ao acontecido, considerando que o órgão é responsável por garantir a promoção da saúde dos cidadãos. Em resposta, a organização realizou uma entrevista com todos os trabalhadores presentes na unidade, além de convocar uma reunião com a Procuradoria Geral do Município – PGM, um representante do BNB e um membro do Programa Crediamigo. Esta ocorre nesta quarta-feira, dia 17, às 11H.

O SINDIBANCÁRIOS ainda solicitou que a agência citada seja fechada e que todos os funcionários passem por exames. A vigilância comunicou que após a finalização do relatório, um novo protocolo será estabelecido e o banco deverá adotá-lo na agência própria e também na unidade do Crediamigo. Posterior a efetivação desses procedimentos, o Sindicato iniciará outras ações para manter a total segurança dos bancários e dos demais servidores da agência.