Postado em 27 de junho de 2019

ENCONTRO REGIONAL DOS BANCÁRIOS 2019

Um dos objetivos para realizarmos nosso Encontro Regional desse ano será de esclarecer a importância da assinatura do acordo de 02 anos como uma estratégia acertada nacionalmente. Mesmo já resolvidas as cláusulas salariais, temos questões importantes para mobilizar a categoria. A partir desse mês serão intensificadas as negociações permanentes com a Fenaban sobre as questões de saúde e condições de trabalho, impacto da reestruturação digital no emprego e segurança. Além dessas, temos as questões das mesas específicas de cada banco, que precisamos atualizar a categoria. Para além das questões corporativas, a luta contra a proposta de reforma da previdência do governo Bolsonaro, a defesa do emprego e defesa dos bancos públicos são pautas muito importantes para nossa mobilização. Os lucros dos bancos seguem exorbitantes, mas a diminuição dos postos de trabalho cresce ano após ano, com consequências muito ruins sobre a saúde dos trabalhadores. A retomada do nível do emprego bancário a partir de 2004 levou os bancários a um patamar de mais de 500 mil trabalhadores em 2012. Mas a partir de 2015, esse quadro começou a diminuir, apresentando sucessivos saldos negativos. O reajuste salarial desse ano será de reposição do índice de inflação do período data-base com acréscimo de 1%. Em relação às negociações de saúde e condições de trabalho, por exemplo, os bancos têm sido intransigentes em mesa de negociação, eles continuam negando os atestados médicos dos bancários e submetendo aos seus próprios departamentos médicos, como forma de negar o adoecimento relacionado ao trabalho e por conseguinte, deixar os trabalhadores vulneráveis ao desemprego e à assistência necessária. Participamos da Conferência dos bancários da Bahia e Sergipe, do Encontro estadual dos bancários do BB e da Caixa e elegemos nossos representantes para os Congressos do BB(Augusto Domingues de Eunápolis), BNB(Celson Filho de Itamaraju) e Caixa(Adriano Zorzo de Teixeira de Freitas) e à Conferência nacional(Carlos Eduardo de Itamaraju), que acontecem entre os meses de julho e agosto. Estamos preparando mais um grande Encontro regional dos bancários e bancárias do Extremo sul da Bahia dia 13 de julho em Eunápolis. Todas essas questões nos dão muita razão pra lutar.

Participação e debates:

Wagner Nascimento – Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil