Postado em 1 de setembro de 2020

Bancári@s do Extremo Sul da Bahia aprovam propostas da Campanha Nacional – 2020


Colegas bancári@s.

Nesta segunda feira (31/08/2020), encerrarmos nossa Campanha Nacional 2020.
Os bancários e bancárias do Extremo Sul da Bahia aprovaram todas as propostas; os bancos privados com 88,7%; Banco do Brasil com 75,27%; Caixa com 64,3% e  BNB com 93,1% de aprovação.

Foram duras batalhas de negociação no mais difícil cenário na nossa história recente para a vida dos bancários e para todos os trabalhadores brasileiros. Além dos desafios diários de metas abusivas, assédio moral e ameças de todo tipo, enfrentamos o desafio pela vida e saúde e a fúria de um governo privatista e anti trabalhador.Os banqueiros não estavam blefando, eles vieram de fato com a tentativa insana de atacar nossos direitos e impor prejuízos aos bancários mesmo com alta lucratividade em plena Pandemia de saúde e do emprego. Nossa estratégia foi muito importante, ocupamos as redes sociais para denunciar que os banqueiros aliados de Bolsonaro só agem contra os trabalhadores. Banqueiros abusam e não é de hoje, afinal, eles são a natureza explícita do capitalismo selvagem.Manter nossos direitos é nossa grande vitória nesse momento de resistência. Fundamental a renovação por mais 2 anos da nossa CCT.

Nosso Sindicato promoveu debates virtuais e convocamos os colegas a ocuparem as redes. Os Termos das Propostas agora aprovadas garantem reajuste salarial e abono em 2020, aumento real em 2021, além da manutenção de todos os direitos da Convenção Coletiva e dos acordos específicos dos bancos públicos em meio a uma conjuntura extremamente desfavorável imposta por um governo contrário aos direitos dos trabalhadores.

A bola estava com os bancários. A Votação Virtual pelo Sistema VOTABEM foi mais um desafio pela recomendação por conta da Pandemia.

Os bancários, livres para votar, decidiram. Coube a nós como direção do Sindicato, apontar as avaliações. Mas o resultado da votação não nos engessa. Nessa conjuntura, todos os dias estamos levados a arregaçar as mangas para a luta.

Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia – SINDIBANCÁRIOS.